Louder Than Music

Bem-Vindo!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pop

Origens: Rock and roll, Jazz, Folk e Dance music
Instrumentos principais: Voz, Guitarra Eléctrica; Baixo; Bateria; Teclado; Sintetizador; Drum Machine; Sequenciador; Sampler

Pop, abreviatura da palavra Popular é um género musical que não tem um ritmo musical específico, no entanto, tem um ritmo brando e utiliza uma musicalidade vocal em tons harmoniosos, as suas letras são fáceis de memorizar e os refrões são bastante sonantes, para além de que as letras Pop têm predominantemente um carácter romântico. Este tipo de musical tem alcançado um alto número de vendas.
Os artistas pop têm como principal objectivo o alcance do sucesso comercial e o seu público.
Segundo a Grove Music Online, o termo “Música Pop” surgiu em Inglaterra em meados dos anos 1950 como uma descrição para o Rock and Roll e os novos estilos de música juvenis que este influenciou. Contudo, por volta de 1967 o termo pop foi usado cada vez mais em oposição à música Rock. Enquanto o Rock aspirava a autenticidade, o Pop era mais comercial, efémero e acessível.
A música Pop tem sido dominada pelos americanos e (a partir de meados da década de 1960) pelas indústrias da música britânica, cuja influência fez da música pop uma cultura internacional.
O Pop envolve espectáculo no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil.


Artistas Pop que foram surgindo ao longo das décadas
Anos 1930 e 1940
Nos anos 30 e 40 surgiram vários estilos como o Blues, o Country e o Rock and Roll que vieram a influenciar o Pop.

Anos 1950
Alguns dos primeiros artistas da música Pop foram: Frank Sinatra, Dean Martin, Bobby DarinPeggy Lee, Fats Domino, Little Richard, Lee Lewis, Eddie Cochran e Gene Vincent. Começaram a surgir alguns grupos que, actualmente, podemos compará-los a boysbands. Um exemplo desses grupos da década de 50 são os Doo Wop. No entanto, estes grupos tinham uma particularidade; cantavam somente com a voz, sem o recurso de qualquer instrumento musical.  

Exemplo do que poderia ser uma boysband dos anos 50: 

Anos 1960
Nos anos 60 deu-se o surgimento de vários artistas pop como é o caso de Neil Diamond, The Four Seasons, Isley Brothers e Roy Orbinson. Nos anos 60 a dupla Sonny & Cher gravaram a música I Got You Babe, que se tornou uma febre entre os adolescentes, alcançou por várias vezes os tops americanos e britânicos.

Anos 1970

Foi nos anos 70 que apareceram vários artistas pop que até hoje são nossos conhecidos. Billy Joel, Elton John, ABBA e Jackson 5 pertencem todos aos anos 70. Por exemplo, é em 1979 que Michael Jackson, considerado hoje o rei da pop, após de ter abandonado o seu grupo Jackson 5, lança o seu primeiro álbum a solo, Off The Wall.

Anos 1980
Os anos 80 voltam a trazer grandes nomes da Pop e são um importante marco para este estilo musical.
Michael Jackson lançou o albúm Thriller, que é considerado o álbum mais vendido de todos os tempos. Este álbum contém músicas imortais como Billie Jean, Beat It e Thriller. O videoclip de Thriller diz-se ser revolucionário para a década de 80 e mais tarde foi nomeado, pela MTV, como o melhor videoclip da história.
Nos anos 80 surge também outro ícone importantíssimo da música pop, a Madonna. Madonna foi uma verdadeira inspiração que influencia para vários jovens. Alguns dos seus hits são “ Like a virgin”, “Like a Prayer” “Material Girl” e “La Isla Bonita”.
Outras presenças artísticas dos anos 80 são: Kylie Minogue, Blondie , Cyndi Lauper, Tears For Fears, Paula Abdul, Phil Collins, Culture Club , George Michael, Laura Pausini e Simply Red.

Anos 1990
Nos anos 1990 deu-se um boom de boysbands (grupos compostos por 5 ou 6 rapazes) e girlgroups (grupos compostos por 5 ou 6 raparigas).

          Blue, Boyzone, Westlife, Backstreet boys, Hanson, ‘N Sync, Sugababes, All Saints,  Spice Girls são bons exemplos de boysbands e girlgroups que surgiram nos anos 90.

Anos 2000
           A década de 2000 é marcada por um dos maiores fenómenos da música Pop conhecidos até hoje, a cantora Britney Spears, mundialmente conhecida. Britney Spears ganhou vários prémios e gravou inúmeros álbuns de imenso sucesso.
          Na década de 2000, surgiu também outro nome de destade, a Pink. Esta cantora recebeu 2 prémios Grammy Awards, entre muitos outros. Alguns dos hits de pink são “Threr You Go”, “Get the party started” e “who knew”
          Em 2006, reconhece-se mundialmente a cantora inglesa Amy Winehouse, que trouxe uma batida calma e similar à do Jazz dos anos 60,  e ganhou fama pelos seus hits como Rehab, You Know I'm No Good e Back to Black. A sua personalidade forte e os seus escândalos relacionados com as drogas e a alcoolemia contribuíram para o seu reconhecimento mundial.
         Os anos 2000, foram marcados com o falecimento do Rei da Pop, Miochael Jackson, em Junho de 2009. 

Um dos maiores Hits do início de 2000! 
Quem é que não se lembra?!


 Anos 2010

          Os anos 2010 trouxeram grandes fenómenos como Justin Bieber, Lady Gaga, Katty Perry, Miley Cyrus e Jonas Brothers. 

Músicas Pop



MusicPlaylistView Profile
Todas as músicas aqui expostas são complementadas com os respectivos vídeos, para os visualizarem basta clicarem onde diz "Vídeo".



Pop Português



MusicPlaylistView Profile
Todas as músicas aqui expostas são complementadas com os respectivos vídeos, para os visualizarem basta clicarem onde diz "Vídeo".


Fontes:

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Reggae

Ao Longo da História – Reggae
Origens : R&B,  Jazz,  Blues,  Mento,  Ska,  soul, Rock Steady
Instrumentos  principais: Baixo, bateria, órgão, tambor de aço e metais.

Reggae é um género musical desenvolvido originalmente na Jamaica, no fim da década de 60. Apesar do termo Reggae ser usualmente utilizado para nos referirmos à maior parte da música jamaicana, este refere-se a um estilo musical fortemente influenciado pelas músicas tradicionais africanas e caribenhas, bem como, pelo R&B americano. O Reggae é, essencialmente, um  desenvolvimento da música Ska e da música Rocksteady.
O Reggae baseia-se num estilo rítmico caracterizado pelo tempo fraco, conhecido como skank. É um ritmo dançante e suave com uma batida característica. O Reggae divide-se em dois tipos, o “Roots Reggae” (raízes do reggae) e o “Dancehall Reggae” (um estilo de Reggae muito mais dançante pois mistura o Dancehall com o Reggae, tornando-o muito mais electrónico), que surgiu na década de 1970. Foi também na década de 70 que este género se difundiu por todo o mundo.

Reggae Roots: 

Reggae Dancehall:

Normalmente, o Reggae é associado ao movimento religioso rastafari, e é certo que este influenciou muitos músicos de reggae nas décadas de 1970 e 1980. Para além do Reggae fazer um grande apelo ao movimento rastafari, as suas músicas retratam o amor, o sexo e, principalmente, fazem uma a crítica social, como por exemplo, é cantada a desigualdade, a fome, o preconceito, o racismo, etc. 


Etimologia
Reggae pode significar "farrapos", "roupas rasgadas”, “ uma confusão" ou "uma discussão”.
O historiador do Reggae, Steve Barrow, afirma que a alteração do termo “streggae” (mulher fácil), do patois jamaicano, para o termo reggae para designar este estilo musical, deve-se a Clancy Eccles. No entanto, Bob Marley refere que a palavra Reggae provém de um termo espanhol que designa “Música do Rei”. Existindo ainda outra teoria, um grupo de gospel reggae cristão, sugere que o termo reggae vem do latim “regi” que significa “para  o rei”.

Metamorfose de Ska e RockSteady para Reggae
O Ska surgiu pela primeira vez nos estúdios da Jamaica entre os anos de 1959 e 1961, desenvolvendo-se a partir de um género anterior, o mento (música folclórica jamaicana). A independência que a Jamaica alcançou nos anos 60, fez com que aumentasse o êxodo rural e o crescimento das favelas, é aqui que o ska é adoptado pelos “miúdos rebeldes” e “miúdos da favela”. O Ska caracteriza-se por ritmos de tempo fraco, provenientes da guitarra e/ou do piano.
Em meados dos anos 60, vários músicos começaram também a tocar ska num ritmo ainda mais lento. Este ritmo lento foi denominado de Rocksteady. Esta fase da música tipicamente jamaicana, durou apenas até 1968. A partir desta altura, os músicos começaram a produzir ritmos ainda mais lentos e acrescentaram mais efeitos musicais, o que levou então à criação do Reggae.

Exemplos:
Música Ska

Música RockSteady




Evolução do Reggae
Nos anos 60, grande parte das rádios jamaicanas, de propriedade de brancos, por questão racistas, recusavam-se a tocar reggae. Apenas a partir da década de 1970, é que o Reggae toma corpo com cantores de renome que vingaram neste estilo musical. Jimmy Cliff e Bob Marley tornaram o reggae um estilo musical de sucesso.
Os anos 70 foram a época dos grandes sucessos do Reggae. Várias músicas marcaram época e alcançaram o topo na lista de sucessos das rádios: I Shot the Sheriff  (versão de Eric Clapton ), Peter Tosh com Legalize It e No Woman , No Cry de Bob Marley foram alguns dos hits produzidos na altura que se tornaram imortais. 

Eric Clapton - I Shot the Sheriff 

Peter Tosh - Legalize it 
Bob Marley - No Woman No Cry
Um estilo musical que outrora tinha sido menosprezado, nos anos 80, vários cantores e bandas começaram a incorporar este estilo musical nalgumas das suas músicas. Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fizeram músicas, utilizando a batida e o ritmo dançante e suave que possui o reggae. Actualmente, vários cantores vingam no mundo do Reggae : Ziggy Marley, Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain, são alguns bons exemplos disso mesmo.


Curiosidades
O estilo Reggae conquistou muitos adeptos na Grã-Bretanha a partir de 1964.
            O exemplo de uma música que funda o Rock e o som do Reggae, é a música “Ob-la-di, Ob-la-Da” dos Beatles, de 1968.
            Existe uma lenda jamaicana que diz que num Verão muito quente os músicos "desacelerarem"o ritmo do ska, com pena do povo que se desidratava ao dançar. Daí a surgir o Rocksteady, mais lento e mais melódico. 
Em 1971, a música I Can See Clear Now de Johnny Nash, chega ao topo musical de listas de várias rádios na Inglaterra e Estados Unidos.

Músicas Reggae

MusicPlaylistView Profile
Todas as músicas aqui expostas são complementadas com os respectivos vídeos, para os visualizarem basta clicarem onde diz "Vídeo".

Fontes:

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rock

Ao Longo Da História - Rock

Origens: blues, jazz, rhythm and blues, country, flok
Instrumentos principais: Voz, guitarra eléctrica, baixo, bateria, sintetizador, teclado


       O Rock surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1940 e no princípio da década de 1950. Emergiu do Rhythm & Blues. Crê-se que foi Alan Freed o primeiro a usar o termo "Rock n' Roll" para designar o seu tipo de música.

       Existem algumas incertezas sobre quem fez a primeira gravação de Rock, mas pensa-se ter sido "Rocket 88" do Jackie Brenston. A primeira música Rock a chegar ao topo da tabela vendas foi o "Rock Around The Clock" do Bill Haley.

       Na década de 1960, o Rock tomou uma dimensão, chegando mesmo a influenciar estilos de vida, moda e comportamentos sociais.

       Ao longo do tempo, foram surgindo novos estilos de Rock como o Rock Psicadélico, Glam Rock, Punk rock, New Wave, Rock Alternativo e Grunge.

                                      


O Rock ao Longo das Décadas


Década de 1950
A década de 1950 caracterizou-se principalmente por um rock fortemente influenciado pelos Blues e foi nesta década que o Rock, além de surgir, começou a ser mais popular.
Nesta década surgiram estilos como o Surf Rock, com artistas como Dick Dale e The Beach Boys. Nesta altura também se tornaram famosos artistas como Elvis Presley, Chuck Berry e Bill Haley.

Década de 1960
Esta década é considerada a década de ouro do Rock. Foi nesta década que surgiram artistas que mudaram a faceta do Rock e foi nesta década que se deu o festival que mudou para sempre a música: Woodstock. Neste festival participaram artistas como Joan Baez, Janis Joplin, The Who, Santana, Joe Cocker e Jimi Hendrix.
Outros Estilos surgidos nesta época: Garage Rock, Folk Rock, Rock Psicadélico, Rock Progressivo e Glam Rock.

Décadas de 1970/80

Nesta época surgiu uma nova onda de novas bandas que intensificaram a sua forma de tocar, criando o hard rock que mais tarde levaram à criação do metal. Formam-se então bandas como os Led Zeppelin, os Deep Purple, Alice Cooper, Kiss e Black Sabbath.
Nestas décadas também surgiu o Punk Rock, com bandas impulsionadoras como os The Clash, The Ramones e os Sex Pistols.
O Arena Rock também ganhou um grande impulso nas décadas de 1970 e 1980.  Ganhou impulso com bandas como os Foreigner, os Queen, os Aerosmith e os Guns 'N' Roses, que davam grandes concertos em estádios e grande arenas.
Outros Estilos Surgidos nestas duas décadas: Glam Metal, New Wave e Rock Alternativo (que se tornou mais popular nos anos 90)

Década de 1990

Nesta década surgiram diversos estilos de Rock, sendo o mais característico desta década o Grunge. Este estilo surgiu com bandas como os Nirvana, os Pearl Jam e os Soundgarden, no entanto, com o suicídio do vocalista dos Nirvana, Kurt Cobain, muitos consideram que este estilo morreu com ele.
Outros Estilos desta década: Rock Alternativo, Rock Industrial e Indie Rock.
Outros Artistas desta década: Smashing Pumpkins, Faith No More, Alice in Chains, Nickelback e White Stripes.

Década de 2000

A década de 2000 foi dominada pelo Pop, levando a uma perca de força do Rock. No entanto, houve um renascer do Garage Rock e uma renovação do Indie  Rock com bandas como The Strokes, Yeah Yeah Yeahs, Franz Ferdinand e LCD Soundsystem.

5 Músicas Rock

Surf Rock: Dick Dale - Misirlou



 Punk Rock: Sex Pistols- My way


Rock Alternativo: Joy Division - Love Will Tear us Apart


Grunge: Temple of The Dog - Hunger Strike

Indie Rock - Yeah Yeah Yeahs - Gold Lion



100 Músicas de Rock


MusicPlaylistView Profile
Create a MySpace Music Playlist at MixPod.com

Rock Português
MusicPlaylistView Profile

Todas as músicas aqui expostas são complementadas com os respectivos vídeos, para os visualizarem basta clicarem onde diz "Vídeo".

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

R&B Contemporâneo



Desde a década de 1990, criou-se o termo R&B Contemporâneo, para designar um estilo de música influenciado no HipHop, no Soul, no Funk e no Pop.  O R&B é agora considerado um estilo musical urbano.

Uma das principais características musicais do R&B é o recurso ao melisma, por parte dos cantores. O melisma é a constante alteração de notas (frequências).  Por exemplo, Aretha Franklin era considerada uma das grandes utilizadoras da técnica do melisma.
Apesar da constante evolução e adaptação do R&B, os instrumentos mais utilizados continuam a ser os mesmos: o piano, a guitarra, o saxofone e a voz.


Curiosidades
Enquanto que nos EUA o Rhythm and Blues tinha uma aceitação condicionada pelos motivos raciais, no Reino Unido foi, desde sempre, foi muito bem aceite e, grandes grupos como os Rolling Stones e os The Animals, adoptaram por criar músicas neste estilo musical.

50 Artistas de R&B




5 Músicas R&B

Marvin Gaye - Sexual Healing
 Brian Mcknight - Still
Alicia Keys - Fallin'
John  Legend - I Used To Love You (acoustic)
Lyfe Jennings - Let's Stay Together



100 Músicas RnB

View Profile
MusicPlaylist
Todas as músicas aqui expostas são complementadas com os respectivos vídeos, para os visualizarem basta clicarem onde diz "Vídeo".


Fontes:

Rhythm And Blues

Ao Longo da História - Rhythm and Blues

Origens : Jazz, Pop, Gospel e Blues
Instrumentos  principais: Piano, saxofone, guitarra e voz


 
O termo Rhythm and Blues foi inserido nos Estados Unidos da América no final dos anos de 1940 pela Revista Billboard. Este termo tem sofrido imensas alterações ao longo do tempo, o que não nos permite criar uma definição concreta.
O Rhythm and Blues era utilizado, principalmente, para designar os estilos musicais que se desenvolviam a partir do blues, do gospel, do jazz e do soul.
Antigamente, os  músicos raramente faziam distinções entre o Jazz e o Rhythm and Blues o que fazia com que quem gravava um estilo também gravaria o outro.

Por volta de 1960,  o termo Rhythm and Blues foi simplesmente substituído por Soul, contudo, mais tarde, voltou a aparecer. Desta vez, designava a música negra norte-americana, abrangia o pop e era extremamente influenciada pelo Hip-Hop, pelo Funk e pelo Soul. Foi com esta mudança de influências que se começaram a utilizar apenas as siglas R&B.



Fontes: