Louder Than Music

Bem-Vindo!

quinta-feira, 3 de março de 2011

House

Origens: Disco, Soul  e Soul
Principais instrumentos: Sampler, Caixa de Ritmo, Sequenciador e Sintetizador

O House surgiu na primeira metade da década de 1980, em Chicago, nos Estados Unidos e foi um fenómeno tão grande que conseguiu ultrapassar o Oceano Atlântico e alcançar o Reino Unido, onde se propagou de uma forma exorbitante, sem ter qualquer tipo de apoio por parte dos media.
O House pode ser considerado uma vertente ou até um desenvolvimento da Dance Music que também surgiu nos anos 70. Ambos estes estilos de música se desenvolveram praticamente em simultâneo e influenciando-se mutuamente.
Frankie Knucles live act na Warehouse - 1977
Frankie Knucles, Dj na discoteca Warehouse, é considerado o “pai” da House Music, pois foi um dos pioneiros deste género. Knucles afirmava que o House era uma completa reinvenção da Dance Music.

A usual música House é dita uptempo, isto é, possui batidas muito rápidas que variam entre 118 e 135bpm (batidas por minuto), contudo, nos primeiros anos da sua existência era bem mais lenta.

Os principais berços da produção de House (DJs) têm origem na Alemanha, na Bélgica, nos EUA, no Reino Unido e também na Itália.
Hoje em dia existem inúmeros subestilos da house music, como por exemplo:
Acid House, Electro House, soulful House, Funky House, Tech House, Progressiva House, Disco House, Deep House, Tribal House etc.

Etimologia
A origem do termo House para denominar um estilo de Dance Music foi uma forma de designar o tipo música que passava na discoteca Warehouse, frequentada essencialmente por negros e latinos . Era costume, os clientes habituais desta discoteca depois dirigirem-se às lojas de música e pedirem “ aquela música da Warehouse”, até que os empregados das lojas encurtaram o nome Warehouse Music, para apenas House Music.



Diferentes Tipos de House

House Music
O original House Music tem um ritmo muito alegre e as velocidades rondam os 120 e os 135bpm (batidas por minuto), é também composto por vários vocais femininos.
Pump Up the Jam foi o hit que invadiu todas as pistas do Mundo, divulgando a dance music (como é o caso do House Music) uma febre mundial. Actualmente é difícil destacar algum hit da House Music, uma vez que existem vários apesar de alguns serem mais comerciais que outros. No entanto, temos alguns DJ’s de destaque como é o caso de Pete Tha Zouk, Roger Sanchez, David Guetta, etc.
Aquando se deu o surgimento do House, muitos acreditavam que este seria apenas mais um estilo passageiro e de pouca importância, no entanto, agora após 20 anos, o ritmo da House Music continua e pode-se afirmar que está mais em voga que nunca devido à sua divulgação por bares, discotecas e festas destinadas apenas a este estilo musical como é o caso do Sensation White.

Sensation White


Acid house
O Acid House surgiu de uma mera brincadeira de Dj Pierre, com  seu sintetizador analógico Roland TB-303, a máquina que veio a caracterizar muitas músicas de House. Desta brincadeira, resultou o track “Acid Trax”, que é então considerado o marco da Acid House.

Etimologia
Consta-se que o termo “acid” provém do vasto consumo de LSD e, principalmente, de Ecstasy entre os clientes das casas londrinas que passavam este tipo de música. Uma prova deste facto é que inúmeras músicas de Acid House fazem alusão ao Ecstasy ou apenas ao “E”.
O típico som do Acid House, é caracterizado pelos seus sons distorcidos, corrosivos e futuristas. Os principais instrumentos utilizados nesta subvertente do House, são os contrabaixos electrónicos e as baterias programadas. Os sons provenientes destes instrumentos depois são misturados, através de computadores e samples, com sons distorcidos de guitarras dos anos 60, orgasmos femininos, diálogos, sons de metralhadoras e/ou de explosões, que depois são organizados de uma forma rítmica e sequenciada. O Acid House é, portanto, uma versão muito mais radical do House Music que tem a capacidade de induzir ao transe.
Smiley

No Verão de 1988, é produzido um Hit denominado Summer of Love que revolucionou toda a cultura jovem do Reino Unido. Começam-se a usar roupas fluorescentes, de várias cores e os jovens optam por uma atitude energética, amistosa e libertária. Nesta altura, o smiley (um sorriso simpático, dentro de uma bola amarela) virou o “logótipo” dos fãs do Acid House e de House Music e todos os jovens seguidores deste género musical começaram a estampá-lo nas suas roupas.





Eles contam-te como foi:
"Everything changed that night..."


O Acid House é muito apreciado em Ibiza por todos os veranistas vindos de toda a parte do mundo, no entanto, este estilo musical tem uma especial apreciação entre os ingleses. No entanto, com os vários sub-genéros que actualmente se têm feito à House Music, o Acid House já não é tão comum nem tão comercial como foi final da década de 80.

Curiosidades
A música “We Call it Acieed” de D. Mob alcançou por várias vezes os primeiros lugares nos tops ingleses e a sua sonoridade começou a causar alguma polémica. Algumas rádios, como a BBC, recusavam-se a tocar esta música devido à inferioridade e ao pudor a que o Acid House era sujeito. O Acid House foi tão polémico que a BBC até realizou um debate nacional sobre a aceitabilidade desta nova febre. Deste debate resultou a condenação da música “We Call It Acieed” e do “smiley”.

D-Mob - We Call it Acieed


Soulful House
O Soulful House é um tipo de House com uma particular influencia da Soul Music americana. Os maiores dj’s deste género provêm de New York.


Deep House
O Deep House, tal como o nome indica, caracteriza-se por sons profundos e muitos calmos que nos remetem para uma introspecção.


Tribal House
O Tribal House é um tipo de House muito apreciado.  Usa sons tribais (sons da selva) e apresenta uma grande utilização de instrumentos de percussão, tem, portanto, uma batida forte e pesada, no entanto, menos repetitiva. O Tribal House surgiu de uma junção da House Music com os ritmos africanos.


Progressive House
Este estilo de House surgiu no início dos anos 90, possui uma batida profunda e a música vai ganhando mais energia e força de forma gradual, daí o nome de “progressivo”.

  
Tech House

Estilo de house que vem da mistura do techno com a house, sendo no caso um meio termo entre ambos. 


Fontes:


Sem comentários:

Enviar um comentário