Louder Than Music

Bem-Vindo!

sábado, 23 de abril de 2011

Kizomba


Kizomba é a designação de um estilo de música e de dança proveniente de Angola. Este estilo é, basicamente, uma fusão de inúmeros estilos africanos, destacando-se os mais conhecidos: Semba, Zouk e Coladeira. 

Semba:

Zouk:
Coladeira:


A Kizomba surgiu no fim dos anos 70, princípios dos anos 80, e os seus primeiros temas foram produzidos com uma banda angolana que, na altura, pertencia às Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA). Contudo, este estilo musical só foi consolidado nos anos 90 com o surgimento de artistas como Paulo Flores e Eduardo Paím.


Podemos afirmar que a Kizomba é o resultado de uma evolução: as gerações jovens ao ouvirem o estilo tradicional angolano, o Semba, sentiram que faltava um toque mais contemporâneo e sensual, portanto, induziram no semba um ritmo mais lento e extremamente sensual o que levou ao aparecimento da Kizomba.
Uma vez que a Kizomba apareceu num continente rico em história musical e rico em culturas muito características, esta é, portanto, um misto de ritmos e sabores, uma dança repleta de calor e sensualidade que para ser sentida em pleno exige uma grande cumplicidade e empatia entre o par. Muitos afirmam que dançar kizomba é uma experiência única, pois os parceiros aproximam os seus corpos e movem-se de forma sensual, quente e suave que, por vezes, acaba por provocar excitação sexual devido aos seus movimentos bastante sugestivos. No entanto, para quem dança Kizomba, esta excitação é tida como normal pois, Kizomba, incita isso mesmo: Libertinagem e festa.

 Kizomba - Dança


                As letras de Kizomba têm como principais temáticas o amor, a paixão e toda a sua evolvente erótica.  As músicas de Kizomba são maioritariamente cantadas na língua portuguesa o que faz com que a Kizomba tenha uma forte ligação com o povo português e seja muito apreciada por este, no entanto, em Cabo Verde a maioria das Kizombas é cantada em crioulo e são conhecidas como a “passada”.

Kizomba cantada em Português

Kizomba cantada em Crioulo

                Nos últimos tempos, e essencialmente em Angola, a própria Kizomba tem sofrido algumas evoluções levando ao aparecimento de outro sub géneros, como é o caso da Tarrachinha. A Tarrachinha é ainda uma dança mais erótica e sensual, o corpo do homem funde-se com o corpo da mulher em movimento ondulatórios e os seus passos caminham lado a lado e quase que colados. 

Tarrachinha - Dança

Actualmente, o ritmo contagiante da Kizomba tem conquistado todo o mundo e enquanto o som fica no ouvido a dança seduz a alma e tenta o corpo.
                                                                    


Etimologia

Kizomba deriva do dialecto angolano “Kimbundo” e significa “festa do povo”, está, então, relacionada com os negros que resistiram à escravidão e utilizavam a dança para se expressarem. Esta Kizomba/festa tinha como objectivo o povo exaltar a vida e a sua liberdade.



Curiosidades

Os estilos que levaram à criação da Kizomba, como por exemplo, o Semba, o Zouk, a Coladeira, a Maringa e o Caduque, em tempos, eram conhecidos como “Umbigadas” devido à dança sensual que incitavam. Acredita-se também que a dança Kizomba tenha influências da dança Lundum que era uma dança também dançada a pares que foi proibida por ser considerada uma dança erótica.

              Antes da consolidação da Kizomba, entre os anos 50 e 70, o termo “Kizombadas” já circulava entre os jovens como intuito de descrever “grandes farras com os amigos


Brevemente, playlist de Kizomba...

Sem comentários:

Enviar um comentário